Encontro de Diálogos Bispos e Empresários

Encontro de Diálogos Bispos e Empresários

Havia algum tempo que os empresários adeceanos e a Igreja Católica buscavam uma aproximação. O empresariado nacional externava a queixa que a Igreja estava ligada somente aos trabalhadores. Diziam que participavam da Igreja, frequentavam os cultos e ouviam as pregações. Mas não se sentiam acolhidos. Ao contrário, até mesmo hostilizados. Por seu lado, a Igreja Católica estava ligada ao novo sindicalismo que emergiu de maneira mais forte na década de 1980, no ABC paulista. E ambos os lados buscavam uma forma de contornar os empecilhos e fazer essa aproximação. Muitas conversas haviam sido realizadas, até que em 1995 ocorreram algumas reuniões entre adeceanos e algumas importantes autoridades da Igreja, como dom Lucas Moreira Neves, cardeal primaz do Brasil e presidente da CNBB, os bispos dom Cláudio Hummes, dom Emílio Pignoli, dom Fernando Figueiredo, das dioceses de Santo André e Santo Amaro, e nestas reuniões começou a ser formatada uma das principais ações da ADCE / UNIAPAC BRASIL em conjunto com a Igreja Católica.

Dom Cláudio Hummes foi um dos principais incentivadores desta aproximação e trabalhou nos dois polos amenizando dificuldades e aparando as arestas, até que a concretização se deu em 16 e 17 de maio de 1996, com a realização do “1º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários”, realizado Hotel Villa Rossa, no município de São Roque, SP, com o tema “Enfrentar o Desencontro Igreja/Empresários”. Este foi o primeiro resultado concreto do esforço empenhado em busca da aproximação.

Neste primeiro encontro estavam mais de uma dezena de bispos católicos e mais de três dezenas de empresários cristãos, tratando de forma conjunta sobre o desejo mútuo de superar possíveis desencontros, prosseguir realizando encontros periódicos com abordagem de temas específicos, promover maior fluxo de informações entre os religiosos e o empresariado, criando, nos dois campos, comissões permanentes de contato. Foi o primeiro de uma série de encontros, que acontecem a cada dois anos.