Segunda Semana Social Cristã

Segunda Semana Social Cristã

De 20 a 24 de novembro de 1992, Porto Alegre foi a capital do movimento adeceano latino-americano, com a realização do “Encontro Latino-americano de Empresários”, organizado pelo Conselho Central de Delegados da América Latina (CCDAL), e da “2ª Semana Social Cristã”, realizada pela ADCE do Rio grande do Sul. Os eventos se realizaram nas dependências da FIERGS, gentilmente cedidas por seu presidente, Luiz Carlos Mandelli, e tiveram como temas centrais, respectivamente, “A Realidade Social da América Latina” e “América Latina e Cristianismo: 500 Anos”.

Participaram do Encontro Latino-americano empresários de sete países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e México.

Hector Sapriza, presidente da UNIAPAC Latinoamericana, tomou parte ativa nos trabalhos, e a sua experiência foi de grande valia para todos.

Os palestrantes apresentaram temas de alta relevância, analisando problemas sociais, estabelecendo debates e indicando planos de ação. Entre os palestrantes brasileiros estiveram Ives Gandra Martins, ex-ministros Célio Borja e Pratini de Morais, Dom Antônio do Carmo Cheuiche, Luiz Carlos Mandeli, Cézar Saldanha Souza Junior, Nelson Janot Marinho e Percival Puggina. Dentre os palestrantes internacionais Alberto Methol Ferré, Marcelo Mont Serrat, Alejandro Vieira, Horácio R. Romano e Adan Elizonde Elizondo.

O presidente da UNIAPAC Latinoamericana informou que os temas abordados nestes eventos serviriam de base para discutir e aprofundar futuros trabalhos de grupos, em preparação ao Congresso Mundial da UNIAPAC, no México. E desejou que os trabalhos realizados em Porto Alegre não significassem uma declaração final, mas uma semente plantada em cada associação de empresários cristãos da América Latina.

Em sua manifestação, o adeceano e advogado tributarista, Ives Gandra Martins, disse que “o povo brasileiro não quer mais os governantes como verdadeiros Deuses do Estado”.

A 2ª Semana Social Cristã também teve a presença de dirigentes do Brasil e de outros países da América Latina, que haviam participado do Encontro Latino-americano de Empresários.

A abertura do evento, que centrou-se no tema “A América Latina e os 500 Anos de Evangelização”, foi dirigida por Antônio D’Amico, presidente da ADCE gaúcha, seguido pela leitura da “Mensagem dos Pastores”, pelo pastor Gottfried Brakemeier.
Dom Antônio do Carmo Cheuiche, representando Dom Altamiro Rossato, Arcebispo Metropolitano, deu as boas vindas aos participantes do encontro e externou sua “enorme alegria em poder receber a tantos empresários Cristãos do continente, os quais lutam pela produção de bens de consumo e de bens de serviço, dentro da fé em Cristo, nosso principio e meta.
O bispo auxiliar da Capital, ainda acentuou, existir de parte da sociedade, no momento presente, “uma espécie de perplexidade e uma desorientação, diante da derrocada para muitos, de uma esperança”. Acrescentou que, diante do fracasso da época pós-moderna (ou da modernidade), como solução para todos os problemas e respostas a todas as perguntas, “apresenta-se ao Cristianismo uma excepcional ocasião para dar luz a este mundo, permitindo-lhe abrir caminho e revelar a ultima verdade, a qual é, como sabemos nós cristãos, o sentido da nossa vida. – Cristo deve ser a luz para ver, critério para julgar e norma para agir- como afirmavam os bispos, recentemente na conferencia de São Domingos.
O professor Cezar Saldanha de Souza Júnior declarou haver uma “responsabilidade histórica de parte dos empresários cristãos, não por serem apenas empresários, mas, também, por serem líderes e cristãos, isto é, portadores privilegiados num certo sentido, da “Luz das Nações”, a qual, segundo o evangelho, precisa ser colocada em cima da casa e não embaixo da cama. De maneira que o objetivo desta 2ª Semana Social Cristã, acrescentou Saldanha, é justamente marcar a presença do empresário cristão no ano em curso, e com ele discutir como poderá participar, no final do século XX, da nova evangelização preconizada pelo Papa João Paulo II: O Evangelho da Cultura, o grande desafio para o cristianismo na América Latina, neste “apagar de luzes”.