FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade

FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade

1º FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade – Tema Água

ADCE RS – 2011

Ao longo de sua história a humanidade foi adquirindo conhecimentos e fazendo descobertas que a levaram a evoluções. Houve desenvolvimento no panorama econômico, a população cresceu, a saúde ganhou recursos, os benefícios foram inúmeros, entretanto, o planeta não estava preparado para isso e o desenvolvimento socioeconômico não ocorreu de modo uniforme. Esse cenário mostrou a necessidade da busca de equilíbrio para garantir a manutenção dos recursos proporcionados pela natureza, assim como condições dignas e igualitárias a todos, em outras palavras, a busca pela sustentabilidade. Para alcançá-la é preciso o comprometimento de todos e uma soma de esforços. Neste sentido, o presidente da ADCE gaúcha, Antonio D’Amico, convidou o Dirigente Cristão do Ano de 2009, eleito pela ADCE Porto Alegre, Guilherme Guaragna, para juntar-se ao grupo de adeceanos que trabalhava no projeto de execução de um fórum que debatesse os fundamentos do Ensinamento Social Cristão e sua aplicação na prática.

Engenheiro mecânico com formação e especialização na área petroquímica e especialista nas questões da sustentabilidade, Guaragna imediatamente percebeu que o Ensinamento Social Cristão é a base de conhecimento necessário para o rumo da Sustentabilidade, que é tema atual e prioritário. Sobre isto, o engenheiro declarou: “Para mim foi claro como o dia. O Ensinamento Social Cristão traz todas as diretrizes necessárias para caminharmos em direção à Sustentabilidade. Não tenho dúvidas que temos diante de nós uma oportunidade única, um caminho a seguir”.

Por unanimidade, o Conselho Diretor aprovou a proposta apresentada por Guaragna e decidiu formar uma comissão especial para o fórum, com o intuito de planejar, organizar e executar o projeto.

Muitos adeceanos se juntaram à iniciativa. Também foi convidado a colaborar na organização do evento o GEELPA – Grupo de Empreendedores  Evangélicos Luteranos de Porto Alegre, formado por empreendedores ligados a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Imediatamente a entidade aderiu a nova jornada e alguns de seus membros juntaram-se a comissão que elaborava o fórum.

O projeto ganhou um nome, “FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade” e foi planejado para trazer à luz novas formas de fortalecer a conduta ética e de ter no ser humano a origem e fim de todas as coisas. Também para debater novos meios de Incentivar e valorizar a geração e a partilha de riquezas, e de incentivar a paz através da equidade, justiça e oportunidades para todos.  Por fim, para trazer novas condições para ter no meio ambiente um meio de vida para sí, para a sociedade e para vida em Deus, respeitando as necessárias condições para a sustentabilidade.

A visão do Ensinamento Social Cristão para nortear as ações necessárias à sustentabilidade econômica, social e ambiental foi o diferencial que resultou no FAS sendo implantado como uma plataforma permanente de debates, de estudos e de promoção do conhecimento, reunindo pensadores de renome nacional e internacional, propondo o tema da Sociedade Sustentável numa visão ampliada, tendo como pilar central a base de valores que deve orientar a tomada de decisão e a ação das pessoas.

O 1º FAS – Fórum ADCE para a Sustentabilidade foi o primeiro passo de uma longa jornada que previu a realização de dez edições do evento na primeira etapa e cinco na segunda etapa.

A primeira edição do evento reuniu palestrantes especializados e representativos de diversas áreas para abordar o tema “sustentabilidade” de modo abrangente, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS, nos dias 18 e 19 de maio de 2011. Ao longo dos dois dias de evento, o tema foi tratado pela perspectiva social, ambiental, cristã, humana, cultural, econômica, estratégica, ética, científica, entre outras, com o intuito de dar base à sustentabilidade. O presidente do Geelpa, Tito Livio Goron, definiu o FAS como “uma mobilização forte do grupo cristão para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância de atuar sustentavelmente para segurança e perenidade do planeta”.

O FAS é uma iniciativa permanente, gerenciado por um Conselho Gestor formado por comissões setoriais para colocar em prática os compromissos assumidos durante o evento.

Mais do que provocar reflexão sobre a sustentabilidade, quer promover também a ação. Assim, durante o fórum foram apresentados documentos e compromissos voltados à adoção de comportamentos e atitudes em prol da sustentabilidade, como os Compromissos Públicos do Dirigente Cristão, que foram distribuídos a todos os participantes sob a forma de um diploma. Também foi apresentado um resumo do documento “Política ADCE para a Sustentabilidade”, o compromisso assumido pela associação, com a sociedade. O documento tem base no Ensinamento Social da Cristão e coloca como princípios basilares da sustentabilidade o desenvolvimento econômico e social, a relação com o meio ambiente, a liberdade e responsabilidade política, a diversidade cultural, os valores, os princípios e a conduta. O presidente da ADCE do Rio Grande do Sul, Antonio D’Amico, se manifestou da seguinte forma a respeito das iniciativas da associação “A ADCE oferece aos empresários uma proposta de exemplo e atitudes para transformar o mundo e está chamando o seu dirigente para que ele sempre pense de forma positiva. Pensando na sociedade de forma global e agindo de forma local, todos nós vamos construir a sociedade do amor”.

O evento foi finalizado com a leitura da “Carta ADCE 2011 para a Sociedade Sustentável”, documento que procura abordar questões atuais e de grande importância, ao mesmo tempo, que convida os principais agentes da sociedade a se engajarem no debate e formulação de soluções aos temas apresentados. A Carta foi assinada pelos representantes da UNIAPAC e da ADCE, por governantes, entidades do terceiro setor, universidades, igrejas, entre outras instituições, além de pessoas físicas. O governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foram os primeiros a assinar o documento. A Carta recebeu a assinatura também de outra importante presença para a ADCE, o vicepresidente da UNIAPAC na América Latina, José Maria Simone, argentino, que representou a entidade em nível mundial.