Reflexões sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

Reflexões sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

Prezados amigos da UNIAPAC,

Nesta Semana Santa, gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.

O sofrimento e a morte de Jesus foram consequência de seu empenho em sua missão de pregar o amor e a justiça no mundo. Jesus morreu tentando fazer do mundo um lugar melhor. Muitas pessoas, especialmente líderes religiosos e políticos, rejeitaram sua mensagem e a viram como uma ameaça à sua posição no mundo.

Se olharmos para a vida de Jesus nesta perspectiva, veremos que a Semana Santa não é apenas uma semana do ano. É a vida quotidiana de milhões de pessoas em todo o mundo, que sofrem porque a sua consciência lhes pede para viver e trabalhar de uma forma condenada pelas autoridades políticas e religiosas. Eles, como Jesus, sofrem e morrem por seu compromisso com a justiça, a liberdade, a paz e o amor.

Um grande exemplo deste compromisso foi São Óscar Romero, arcebispo mártir de San Salvador. Foi assassinado no altar que celebrava a Eucaristia por defender seu povo sofredor e oprimido, que ele chamava de “povo crucificado”.

Ao compartilhar o sofrimento humano, Cristo o tornou redentor, não vazio. Leva-nos à vida, não à morte. Não fica na Sexta-feira Santa, mas continua até a Páscoa. Como membros do corpo de Cristo, nosso sofrimento se une ao dele para que também nós possamos nos unir a ele em sua vitória sobre a morte.

Este é o meu desejo de Páscoa para todos vocês.

Padre Martin Maier S.J. – Orientador Espiritual UNIAPAC