Primeiro Café da Manhã Virtual da ADCE SP de 2023, com Betania Tanure!

Primeiro Café da Manhã Virtual da ADCE SP de 2023, com Betania Tanure!

Na manhã de quarta-feira (29/03), aconteceu o primeiro café da manhã de 2023 da ADCE SP, que contou com a excelente palestra de Betania Tanure sobre culturas organizacionais.

Nesta ocasião foi apresentado o novo Presidente da UBIAPAC ADCE SP para o triênio 23/2025, Adalberto Lollato, que recebeu as boas vindas.

Betania Tanure é sócia-fundadora da Betania Tanure Associados – BTA, atua em empresas nacionais e internacionais com gestão empresarial, gestão de cultura, liderança e equipes de alta performance. É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Gestão de Pessoas e de grandes grupos empresariais. Doutora pela Brunel University (Inglaterra), professora convidada do Insead (França), do Trium (NY University, London School of Economics, HEC) e da London Business School. É também colunista do jornal Valor Econômico, e autora de diversos livros publicados no Brasil e no mundo.Betania começou sua fala perguntando o que seria a cultura, definindo em poucas palavras; é um jeito de ser e fazer. No nível organizacional, a cultura não diz respeito apenas às habilidades soft skills, mas também as habilidades hard skills. É através da cultura que estratégias, processos e estruturas organizacionais ganham vida.

Ao falar sobre os resultados empresariais, Betania destacou que esses não devem ser orientados apenas para o resultado financeiro, mas também o que a empresa oferece para colaboradores, clientes e sociedade como um todo. No que diz respeito aos pilares da cultura organizacional, Betania destaca dois pontos principais: 1) a cultura do país da organização; 2) estrutura de liderança.

Ao falar sobre a cultura brasileira, três traços relevantes foram destacados: flexibilidade, o fato de o Brasil ser um país relacional e a maneira como lidamos com o poder.

Betania afirma não acreditar que empresas autoritárias terão sucesso no futuro, pois as exigências das pessoas mudaram, e isso se intensificou por conta da pandemia, trazendo dados que mostram que países relacionais como o Brasil, sofreram mais o impacto social da pandemia e isso afeta as pessoas e organizações como um todo. De acordo com Betania, após a pandemia as pessoas passaram a olhar mais para os interesses individuais do que interesses coletivos, pois estaríamos vivendo uma espécie de “período pós-guerra”, onde temos a sensação de que somos sobreviventes e agora queremos olhar para o nosso bem-estar, e isso pode trazer alguns desafios.

Ao questionar se as culturas organizacionais estão desmanchando, Betania afirma que existe esse risco, pois existem coisas que as telas não podem substituir. Apesar do trabalho remoto facilitar muitos aspectos do dia a dia organizacional, a cultura organizacional não consegue se fortalecer através de telas e esse é um desafio que precisa ser levado em consideração pelas empresas no momento atual.

Também foi destacado a importância de organizações pensarem em quais valores devem ser cultivados pelas organizações, a importância do bem-estar social coletivo e da diversidade como potência, onde o benefício individual não esteja acima do Bem Comum.

Encerramos com uma oração e a benção do Padre Valdeir.

A ADCE SP agradece a disponibilidade de Betania e Aldina em compartilharem seus conhecimentos e experiencias sobre cultura organizacional. Agradecemos também a empresa Promaflex, patrocinadora deste Café da Manhã e aos nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente, Hirota Supermercados e CRESCER.