Papo Amigo – Com Sebastião Melo

Papo Amigo – Com Sebastião Melo

Sebastião Melo nasceu em Piracanjuba, estado de Goiás. Trabalhou no campo até os 15 anos. Mudou-se para Porto Alegre em 1978 e se filiou ao então MDB, seu único partido até hoje. Casado com Valéria, é pai o Pablo e João Arthur. Cursou Direito na Unisinos a noite, enquanto trabalhava como balconista numa loja de materiais de construção.

Iniciou-se na política estudantil ao presidir o Centro Acadêmico Visconde de São Leopoldo e formou-se em Direito em 1988, sendo orador da turma. Passou a trabalhar na profissão de advogado e em seguida passou a exercer o cargo de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul.

Em 2000, elegeu-se pela primeira vez vereador de Porto Alegre, reelegendo-se em 2004 e em 2008. Na Câmara Municipal, destaca-se pela defesa de causas coletivas e é autor da lei da retirada gradativa das carroças das ruas de Porto Alegre num prazo de oito anos, através da transposição destes trabalhadores para outras atividades produtivas.

Em 2007 foi escolhido para presidir a Câmara Municipal de Porto Alegre, e no ano seguinte, foi reeleito. Foi Deputado Estadual, Vice-Prefeito e eleito prefeito de Porto Alegre em 2020, com 370.550 votos.