“O bem comum na empresa”, tema do próximo webinar da USEM

“O bem comum na empresa”, tema do próximo webinar da USEM

Na próxima quinta-feira, dia 18, sob a organização da USEM e da Associação de Empresários Cristãos (ADEC) do Paraguai, será oferecido um webinar internacional que abordará a Economia de Francisco.

Um dos grandes desafios que enfrentamos é entender que a empresa não é apenas uma responsabilidade econômica, mas também uma responsabilidade social, afirma Alejandra Peña Pous, diretora geral do Sindicato Social dos Empresários do México.

Os conceitos do diretor geral da Confederação USEM estão relacionados à Economia de Francisco , iniciativa promovida por Sua Santidade para refletir sobre os modelos econômicos e empresariais que viabilizem o desenvolvimento integral das pessoas por meio de uma transformação da economia, para torná-la mais humano.

Com este enfoque, na próxima quinta-feira, dia 18, sob a organização da USEM e da Associação de Empresários Cristãos (ADEC) do Paraguai, será oferecido um webinar internacional que abordará a Economia de Francisco como uma colaboração para o bem comum.

Alejandra Peña explica que a USEM faz parte da Uniapac (União Cristã Internacional de Executivos de Empresas). Por questões regionais, está incorporada à Uniapac América Latina.

Esforço sindical internacional:

Uma das ações que estão promovendo atualmente, como ele aponta, é a organização de webinars internacionais. Agora eles unem esforços com a ADEC do Paraguai para o seminário na próxima quinta-feira.

diretor do USEM dá detalhes do evento na próxima quinta-feira em uma entrevista da qual também participam María de Lourdes Gómory Martínez de Menéndez, Agustín Núñez González e Manuel Sánchez González . O primeiro é Vice-Presidente Nacional de Comunicação e Presidente eleito da Confederação. Em 4 de julho, ele assumirá a presidência de Guadalajara Eugenio Cárdenas Zaragoza. Ela será a primeira mulher e a primeira yucatecana a ocupar a presidência da Confederação em seus 65 anos de história.

Agustín Núñez é hoje presidente do Conselho Editorial da associação e em 4 de julho assumirá a vice-presidência nacional de Comunicação.

Manuel Sánchez é proprietário e diretor da empresa Maspesca, SA de CV , e secretário do grupo Armadores Pesqueros de Yucatán. Durante o seminário, ele dará um testemunho das mudanças experimentadas em sua empresa graças à Economia de Francisco.

Pessoa, não produto:

“Estamos ansiosos para ouvir na próxima quinta-feira, dia 18, um diálogo centrado na pessoa, no homem, não nos produtos”, aponta o presidente do Conselho Editorial. “O webinar é também um convite para que cada um de nós assuma o seu papel, principalmente aqueles que tiveram ou têm uma responsabilidade pública ou privada, de contribuir para o desenvolvimento do nosso país”.

“Uma dessas contribuições, mais do que na técnica, é a reflexão profunda, porque falamos de humanismo, mas o humanismo exige que tenhamos clareza na pessoa e no valor e dignidade da pessoa que projetamos . É importante que essas reflexões sejam frequentes e as atualizemos”.

Manuel Sánchez acrescenta que a união de esforços entre instituições promovida pela USEM permite às empresas descobrir novas opções de desenvolvimento centradas na pessoa, com ações que não são complicadas nem onerosas, como se poderia pensar.

“ O empresário está aí para gerar economia, riqueza, mas de repente você percebe que não é só isso, mas que o propósito deve ir muito além”, indica. “Instituições como a USEM oferecem respostas. Encontrei algumas que ajudam muito a incentivar o empresário, aprender e valorizar os resultados que podem ser alcançados com os colaboradores ”.

A seguir, ele se refere aos resultados obtidos em sua empresa com a aplicação dos valores promovidos pela USEM.

“Como empreendedor, quero muito gerar economia, gerar riqueza para a empresa , mas ao mesmo tempo ver os colaboradores seguirem em frente“.

Um trabalho conjunto:

María de Lourdes Gómory fala sobre outros aspectos relacionados ao tema do webinar:

—Em geral, vimos que o Papa nos chamou à sinodalidade, isto é, ao diálogo. Vimos também que a Conferência Episcopal Mexicana nos convocou para fóruns de paz e justiça, que também são um diálogo em outro nível.

—Através da empresa você também pode promover aquele diálogo que tanto precisamos para poder construir juntos.

“Todos nós temos que sentar e conversar. Os grandes problemas globais vão ser resolvidos localmente, onde está nas nossas mãos corrigir e mudar. E temos que estar cientes de que não podemos fazer isso sozinhos.

—Entrar em diálogo com quem está ao nosso lado, para construir, é o que queremos promover.

—Este tipo de webinar é uma forma de nos convidar a promover esta boa prática, internamente e no nosso meio local.

O webinar da próxima quinta-feira acontecerá ao vivo às 17h no México e às 19h no Paraguai.

Os interessados ​​em participar podem se inscrever CLICANDO AQUI!