No Vaticano, o 27º Congresso Mundial UNIAPAC

No Vaticano, o 27º Congresso Mundial UNIAPAC

Realiza-se no Vaticano o 27º Congresso Mundial UNIAPAC com o tema Coragem de Mudar: Um dos mais de 500 participantes é o executivo brasileiro Wagner dos Santos, de São Paulo.

Segundo o presidente UNIAPAC Internacional, Bruno Bobone, o organismo teve um caminho extraordinário, percorreu a maioria dos princípios e valores da Doutrina Social da Igreja e terminou, com a magnífica ideia do Santo Padre sobre a Nobre Vocação que é a melhor definição do papel do empresário.

Agora é o momento – disse ele apresentando o 27º Congresso no Vaticano – de nos prepararmos para o nobre resultado de esta Nobre Vocação que todos nós sabemos que é a pessoa humana. Para fazer isto temos que realizar enormes mudanças, temos que mudar nosso modo de vida dentro de nossas empresas, as relações entre líderes e funcionários, o salário digno, a participação de todos nas decisões que afetam suas vidas, a relação com o meio ambiente, a responsabilidade para com as gerações futuras e, finalmente, o grande objetivo de qualquer ser humano em sua vida, que é um caminho para a felicidade: “Coragem para mudar”.

É esta Coragem de Mudar que nos permitirá realmente fazer os movimentos que serão necessários para chegar à nova forma de enfrentar os desafios econômicos e é somente mudando verdadeiramente a maneira de viver nas empresas que conseguiremos alcançar essa nova economia. UNIAPAC aspira a ser reconhecida mundialmente por sua distinta promoção de negócios como uma vocação nobre. Uma vocação nobre significa que somos abençoados com algo extraordinário, mas isso também significa que temos uma enorme responsabilidade de garantir que nossa nobre vocação produza resultados nobres.

Wagner dos Santos visitou a Rádio Vaticano-Vatican News e explicou ao jornalista Silvonei José o que é o UNIAPAC.

UNIAPAC, disse o executivo, é a União Cristã Internacional de Dirigentes de Empresas, Executivos e Empresários. O objetivo da mesma é promover a fé, a Doutrina Social da Igreja Católica dentro do mundo empresarial.

Falando sobre a realidade do UNIAPAC no Brasil, Wagner dos Santos destacou que hoje não só no Brasil, a UNIAPAC está presente em mais de 40 países na Europa, América Latina, América do Norte, África e Ásia. Olhando um pouco para o Brasil, – continuou o executivo – “estamos hoje falando muito das ações e SD, sobre o meio ambiente e a “governance” e principalmente sobre a questão do olhar para o próximo. Então cada vez mais, nós, inspirados na Fratelli tutti do Papa Francisco, olharmos os nossos funcionários, os nossos vários colaboradores de uma forma cristã, cada vez mais fraternos, podendo auxiliá-los no seu dia a dia, não apenas dentro das organizações, das empresas, mas também na sua relação familiar.

O 27º Congresso Mundial se realiza aqui no Vaticano a partir desta quinta-feira e se conclui no sábado. Ponto central dos trabalhos o encontro nesta sexta-feira (21/10) com o Papa Francisco. Sobre o encontro o executivo paulista destacou que será um momento de muita alegria e muita emoção aos mais de 500 participantes. No encontro estaremos reiterando o nosso compromisso com o Santo Padre, de nós como dirigentes, empresários, executivos podermos estar juntos à Igreja Católica.

Falando como conjugar empresariado ou empresas e economia com a Doutrina Social da Igreja, Wagner afirmou que basta olharmos o que toca o coração de todos nós empresários-executivos à luz da Doutrina Social cristã, porque assim podemos praticá-la no dia a dia das nossas atividades.

Afirmou ainda que fazer isso não é uma estrada fácil, mas com muito trabalho dedicação e principalmente com amor ao próximo nós conseguiremos alcançar os objetivos espirituais.

Voltando a falar do encontro com o Papa nesta sexta-feira disse que para todos os participantes do encontro, não só pelo fato de estarmos reunidos e termos a oportunidade de conversar com os nossos irmãos dos diversos lugares do mundo que estão presentas, mas o mais importante será poder ouvir as palavras do Santo Padre o que ele tem para nos dizer neste momento da nossa história.