Luiz Carlos Costa ganha 11ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial da ADCE-MG

Luiz Carlos Costa ganha 11ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial da ADCE-MG

Filho de José Costa, fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO e do Jornal de Casa, Luiz Carlos Costa desenvolveu toda sua carreira dentro das empresas da família. Foi escolhido por unanimidade para receber o prêmio.

O presidente do Conselho Gestor do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Luiz Carlos Motta Costa, é o ganhador da 11ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social Empresarial, promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG).

A solenidade de entrega do Prêmio foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na região Centro-Sul, no dia 12 de dezembro.

Natural de Belo Horizonte, Luiz Carlos Motta Costa graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1971. Filho de José Costa, fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO e do Jornal de Casa, desenvolveu toda sua carreira dentro das empresas da família, onde ingressou ainda bem jovem, com apenas 14 anos.

O ano de 1968 marcou duas conquistas importantes: foi quando ingressou na faculdade de Jornalismo e, ao mesmo tempo, passou a atuar como repórter do DIÁRIO DO COMÉRCIO, cobrindo matérias relacionadas a entidades de classe e economia em geral. Depois, passou a ser redator, chefe de redação e diretor de redação, tendo chegado à presidência da empresa em 1998. Em sua gestão, o periódico manteve a tradição de ser o único jornal diário especializado em economia, negócios e gestão, sendo referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

De acordo com a presidente da ADCE-MG, Maria Flávia Cardoso Máximo, o trabalho incansável do jornalista à frente do único jornal especializado em economia de Minas Gerais e sua participação em diferentes entidades mineiras fazem dele um exemplo. Ele participou ativamente do antigo Centro de Redatores Econômicos, da Casa do Jornalista e da Associação Mineira de Imprensa (AMI), da qual foi vice-presidente em diversos mandatos. Ocupou, ainda, cargos de direção na Associação Cristã de Moços (ACM-MG), na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), na Fiemg, no Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e na Fundação Dom Cabral (FDC), entre outros.

“Ter a oportunidade de homenagear Luiz Carlos Motta Costa com o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social em sua 11ª edição é, para nós, motivo para celebrar. Ao longo dos últimos anos, empresários de vários setores foram merecidamente nomeados ao Prêmio ADCE, mas é o primeiro que entregamos à imprensa. Neste ano o DC comemora seus 90 anos. Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, é referência para empresários, executivos e profissionais liberais, sendo certo que desde o início da história da ADCE Minas o jornal sempre nos apoiou. Como um exemplo ético, independente e com valores do que chamamos de ‘quarto poder’, o DC diariamente nos traz informações jornalísticas que nos ajudam, como empresários, na tomada diária de decisões. Luiz Carlos Motta Costa, amigo, jornalista, irmão adeceano, foi escolhido por unanimidade como inspiração para o exercício de nossas funções com respeito e Responsabilidade Social”, afirma Maria Flávia Cardoso Máximo.

Com foco na responsabilidade social, a ADCE-MG se propõe a levar, ao maior número de empresários e dirigentes, o conceito da gestão empresarial baseada no pensamento social cristão (ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum), refletindo positivamente nas empresas, na sociedade e no meio ambiente.

Tem como objetivos principais: aplicar ferramentas de diagnóstico e controle de práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE); permitir troca de informações e boas práticas; formar rede de empresários imbuídos nos valores da Doutrina Social Cristã e permitir maior inclusão social, por meio das práticas da RSE.
“O Prêmio tem um significado muito especial para nós por vir da ADCE e pelo fato de que responsabilidade social bem poderia ser a síntese do nosso entendimento da razão maior do jornalismo e, consequentemente, também do que procuramos fazer nestes 90 anos. Algo tão ou mais importante diante do momento em que vivem o Brasil e o mundo, com aumento da pobreza na mesma proporção em que cresce a concentração da renda. O Cristianismo aponta claramente que este não é um caminho justo, ao mesmo tempo que nos oferece a todos a receita do que fazer”, finaliza Costa.

Esta matéria foi realizada pelo Diário do Comércio, clique aqui para conferir!