Café da Manhã Virtual com Ulrico Barini – “Superando o desafio da gestão por valor”

Café da Manhã Virtual com Ulrico Barini – “Superando o desafio da gestão por valor”

O Café da Manhã da ADCE SP, realizado no dia 06/10/2022, teve patrocínio da PRIME IT, e recebeu de modo virtual o Mestre e Doutor em Administração Ulrico Barini. Com grande experiência na área de Recursos Humanos, Ulrico comandou uma conversa sobre os benefícios e desafios de colocar em prática uma gestão com valor.

Como é possível criar uma gestão humanizada quando nossa sociedade passa por uma crise de valores?

Ao longo dos 60 minutos de conversa, Ulrico nos apresentou os princípios da Responsabilidade Social Empresarial que devem ser levados em conta na construção de um ambiente de trabalho humanizado, tais como a Dignidade Humana, o Bem Comum, a Subsidiariedade e a Solidariedade.

Uma das frases marcantes do encontro foi: “construir um avião não é complexo; é complicado, porque todas as partes envolvidas no funcionamento do aparelho respondem exatamente como programadas. Complexo é lidar com o ser humano, porque dificilmente teremos  as respostas esperadas”. Uma comunicação honesta e assertiva é a chave para lidar com a complexidade das relações humanas, toda conversa  é uma oportunidade de ouro para construir Confiança, fator fundamental na interação humana.

A diversidade de pensamento enriquece o trabalho. Quando a opinião dos demais participantes,  não é levada em conta, as propostas e projetos ficam empobrecidos. Assim, além de promover um espaço seguro para as pessoas se expressarem, também é imprescindível incentivar o diálogo construtivo, que reflete a vontade das partes em buscar sempre o melhor e de aprender continuamente. 

A live foi encerrada com o provérbio chinês, citado por Ulrico; “Somente um tolo exige perfeição, os sábios se contentam com a coerência”, que aborda a necessidade de convivermos com as diferenças, sem prejuízo dos princípios que valorizamos.

A ADCE SP agradece Ulrico Barini por aceitar o convite para dividir seus valiosos conhecimentos e experiências, que estão alinhados com os Valores e Principios da UNIAPAC ADCE. Nossa conversa foi muito proveitosa e saímos dela melhores do que chegamos.

Agradecemos também nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente, Hirota Supermercados e CRESCER e o patrocinador exclusivo deste evento, Prime It.

A gravação na íntegra pode ser assistida pelo link abaixo.