Café da Manhã “Capitalismo Consciente e a esperança em tempos de incerteza” – Com Thomas Eckschmidt

Café da Manhã “Capitalismo Consciente e a esperança em tempos de incerteza” – Com Thomas Eckschmidt

O Café da Manhã virtual da ADCE SP, realizado no dia 17/11/2022, teve patrocínio da PROMAFLEX e contou com a participação de Thomas Eckschmidt. Engenheiro com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo, a  jornada corporativa de Thomas Eckschmidt incluiu o trabalho em vinte países diferentes, antes de lançar uma carreira empreendedora de sucesso que inclui doze prêmios de negócios, quatro patentes registradas e nove livros publicados.

Com o tema “Capitalismo consciente e a esperança em tempos de incerteza”, o Café da Manhã teve como ponto central como pensar e implementar o capitalismo nas empresas, levando em consideração o momento atual do mundo e o potencial para que os negócios exerçam um impacto positivo sobre ele. Através da geração de trabalho digno, com justa remuneração, transformar a sociedade e manter a sustentabilidade. 

Antes mesmo de falar sobre seu currículo, Thomas começou se apresentando como pai e marido, pois para ele, a família é um importante espaço de sustentação para todos nós.

Para repensar o lugar no mercado de trabalho e na sociedade, é preciso questionar: por que eu estou aqui fazendo o que eu faço? No capitalismo consciente, o líder deve ter clareza de seu caminho e sua jornada. As decisões que ele toma influenciam uma série de pessoas e acontecimentos, portanto, é imprescindível trabalhar a inteligência espiritual e ser um líder responsável. O líder é a referencia.

Um líder  precisa saber gerar valor. Quanto mais as pessoas percebem o valor  gerado, mais elas irão querer acompanhar a jornada. Para gerar valor, é necessário saber traduzir os valores em atitudes, pois cada líder é responsável pelos comportamentos que fomenta, estimula e difunde. Antes de mais nada, é preciso que o líder esteja atento aos seus comportamentos para que seja inspirador e as pessoas queiram segui-lo.

Mas o que é uma empresa valorosa? Para Thomas, é aquela que acumula menos e compartilha mais as suas riquezas, sejam elas financeiras, sociais, ambientais ou espirituais. Riqueza não é só dinheiro. Tudo esta cada vez mais conectado, qual a “pegada” estamos deixando? Quanto temos de capacidade para transformar e não o quanto acumulamos.

Para finalizar a conversa, Thomas nos deixou o questionamento que guia o movimento do capitalismo consciente: o que fazer para termos um mundo MELHOR e não um mundo MAIOR?

A ADCE SP agradece a Thomas Eckschmidt por aceitar o convite e compartilhar seu conhecimento. Agradecemos também nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente, Hirota Supermercados e CRESCER.

Especial agradecimento ao patrocinador exclusivo deste evento, PROMAFLEX

Associe-se, venha fazer parte da ADCE!! A transformação desejada depende de nossas ações.