Café da Manhã ADCE SP com Eduardo Valério – Empresas Familiares

Café da Manhã ADCE SP com Eduardo Valério – Empresas Familiares

Na quarta-feira (13/09), a ADCE SP contou com a presença de Eduardo Valério para o tradicional Café da Manhã mensal. Eduardo é presidente do Conselho Consultivo do Grupo JValerio, membro e presidente de conselhos de administração em empresas dos setores de Varejo, Alimentos, Indústria Eletrônica, Química, Infraestrutura e Logística. Atua como mentor de presidentes de conselhos de administração e sucessores e se dedica também à escrita, tendo lançado os livros: “Os desafios das empresas familiares” e “A jornada da empresa familiar”.

Valério falou aos participantes do Webinar sobre as particularidades das empresas familiares e os principais pontos que afetam positivamente e negativamente sua longevidade, destacando que menos de 2% das empresas familiares conseguem atravessar as jornadas transgeracionais e permanecer longevas.

Para Valério, o que mais afeta a longevidade de uma organização familiar é o processo sucessório, ou seja, a preocupação de preparar as novas gerações, com as possibilidades de papéis que podem ser assumidos dentro da empresa de acordo com os respectivos perfis e também a dimensão dos sucedidos, destacando que é preciso pensar que os sucedidos são empreendedores por natureza, irão passar o bastão da gestão, mas não do empreendedorismo e podem passar a atuar em outros papéis dentro da organização, colaborando e desenhando novos projetos.

Valério também destacou a importância de realizar uma análise dos indivíduos para que os processos sucessórios ocorram de forma harmônica e a importância da Governança, que será o mecanismo de controle de todos os processos sucessórios. Ao final de sua exposição, Valério respondeu às dúvidas dos participantes.

A ADCE SP agradece a contribuição e disponibilidade de Valério por dividir seu valioso conhecimento com os associados. Agradecemos também a Promaflex, patrocinadora do evento e também nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente Brasil, Supermercados Hirota e C.R.E.S.C.E.R.

Confira a palestra completa abaixo.


Confira a palestra completa abaixo.