VIII Retiro ADCE Brasil

VIII Retiro ADCE Brasil

Em agosto de 2013, durante a realização do “X Encontro de Diálogo entre Bispos e Empresários”, fomos convidados pela CNBB para realizarmos um Retiro Espiritual em Aparecida (SP). Um chamado espontâneo da Igreja, para que pudéssemos, diante da Padroeira do Brasil, buscar um momento de reflexão mais profunda durante o período quaresmal.

Assim, na terceira semana da Quaresma de 2014, realizamos o 1º Retiro da ADCE Brasil. Três dias intensos, sob a orientação do então Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, com participação de associados e convidados de várias partes do país. Nascia naquele momento, mais uma tradição da ADCE UNIAPAC Brasil.

Já foram realizados sete Retiros, conduzidos por Padre João Carlos de Almeida (2015), Dom Eduardo Bernes (2016); Padre Valdeir Goulart (2017); Dom Levi Bonatto (2018); Dom Walmor de Oliveira de Azevedo (2019) e Dom Dimas Lara Barbosa (2020).

Este ano, devido às restrições sanitárias, vamos realizar no modo online. Preservando toda a essência e o conteúdo proposto e construído ao longo das edições anteriores.

Nosso orientador será Dom João Justino, Arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal de Cultura e Educação da CNBB, que acompanha as atividades e parcerias da ADCE junto a entidade.

Preparamos a programação para que o você possa aproveitar as facilidades da modalidade à distância, mas que também possa se adaptar a esta nova possibilidade (programação anexa) que já se tornou cotidiana em nossas vidas.

Desde o início da Pandemia, estamos nos acomodando às novas condições de trabalho e de relacionamento social e familiar. Um período de extremo aprendizado e profundas reflexões. Retornamos de Aparecida, no ano de 2020, no momento em que grande parte do país adotava as medidas de contenção e restrição. Em 2021, estaremos com o espírito voltado para o Santuário, invocando a interseção de Nossa Senhora Aparecida para o fim da Pandemia e início de um novo ciclo em nossas vidas, nossos empreendimentos e para toda a humanidade.

Novo ciclo que, de maneira especial, iniciamos este ano, com a comemoração dos 60 Anos da ADCE UNIAPAC Brasil. Nossas atividades se iniciaram no dia 29 de março, de 1961, na cidade de São Paulo. Ao longo deste ano, promoveremos vários momentos para celebrarmos esta importante data e principalmente, reafirmarmos os valores e pilares que nos formaram e fortaleceram a ADCE nestas seis décadas de Brasil.

Convide um amigo, um familiar, um colega de trabalho para que também possa participar deste momento de profunda reflexão. Se prepare com antecedência para o Retiro, faça exame e reconhecimento da necessidade deste momento de encontro com Deus, por meio da Palavra e da orientação espiritual.

Convido à esperança que «nos fala duma realidade que está enraizada no mais fundo do ser humano, independentemente das circunstâncias concretas e dos condicionamentos históricos em que vive. Fala-nos duma sede, duma aspiração, dum anseio de plenitude, de vida bem-sucedida, de querer agarrar o que é grande, o que enche o coração e eleva o espírito para coisas grandes, como a verdade, a bondade e a beleza, a justiça e o amor. (…) A esperança é ousada, sabe olhar para além das comodidades pessoais, das pequenas seguranças e compensações que reduzem o horizonte, para se abrir aos grandes ideais que tornam a vida mais bela e digna». Caminhemos na esperança
Papa Francisco – Carta Encíclica Fratelli Tutti §52