Veja como foi: Café da Manhã Virtual com Enrico Misasi

Veja como foi: Café da Manhã Virtual com Enrico Misasi

O Café Virtual da UNIAPAC ADCE SP no dia 21/07/22, teve a honra de contar com a participação do Deputado Federal Enrico Misasi para apresentar o tema “Problemas institucionais da política brasileira: qual a saída?”

Enrico Misasi foi eleito em 2018, criou e coordenou a Frente Parlamentar do Saneamento Básico e atuou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Durante sua explanação, mais do que diagnosticar os problemas, Enrico apresentou soluções para as práticas que travam o desenvolvimento da administração do país.

O evento foi mediado por Gigi Cavalieri, presidente da ADCE-SP e UNIAPAC Latam, e contou com a participação do Padre Valdeir Goulart, que iniciou a live com uma mensagem de esperança e a oração do Dirigente Cristão de Empresa.

O tema abordado no Café é extenso e complexo, Enrico Misasi deu preferência para falar sobre os três principais aspectos institucionais das crise políticas: o sistema de governo presidencialista, o sistema eleitoral e o Supremo Tribunal Federal.

Um dos conceitos mais comentados na live foi o sistema de governo semipresidencialista.

O grande diferencial do semipresidencialismo é que o chefe de Estado – ou seja, o presidente – tem função efetiva, diferente da maneira como ocorre em muitos sistemas parlamentaristas, em especial os monárquicos. Ele possui poderes que vão muito além de formalidad

Enrico destacou que um grande problema do sistema presidencialista é a falta de distinção entre o chefe de estado e de governo, o que causa acúmulo de funções. Segundo ele, o chefe de estado precisa ser uma figura arbitral, moderadora e que represente a unidade.

Uma das falas mais marcantes do Café e que resume o momento político de nosso país foi feita pelo deputado e merece um registro: “Precisamos que os cristãos se levantem e sejam verdadeiramente sal da terra e luz do mundo. Um cristão que teve uma experiência autêntica de encontro com Deus consegue superar a lógica da rivalidade, da vingança e do individualismo. O cristão é chamado a levar esperança para os outros.”

A ADCE SP agradece ao deputado Enrico a esclarecedora apresentação, alinhada com os ideais de Bem Comum da ADCE.

A participação dos que assistiram a apresentação teve pronto reconhecimento e agradecemos pelo estímulo.

Especial agradecimento aos patrocinadores do evento Promaflex e Supermercados Hirota, e aos apoiadores CSUL, ASAMAR, Capitalismo Consciente, CIEE e Crescer.

Coloque na sua agenda o próximo Café da Manhã virtual da ADCE: 18 de agosto de 2022.

Assista a conversa completa abaixo.