Capitalismo Consciente

Capitalismo Consciente

ADCE UNIAPAC BRASIL torna-se parceira do Capitalismo Consciente Brasil!

A ADCE UNIAPAC Brasil e o Capitalismo Consciente Brasil assinaram um acordo de parceria e cooperação conjuntas. As duas associações trabalham pela real transformação da sociedade por meio do bem comum e da dignidade do ser humano no mundo do trabalho e dos negócios.

Os valores que norteiam a ADCE e o CC Brasil são convergentes e a partir de agora passam a se integrar na busca de projetos e ações que possam trazer os valores éticos e morais nas nossas atitudes do dia a dia, de nossas empresas e relações sociais.

A ADCE UNIAPAC tem como base fundamental a formação de empresários, dirigentes e empreendedores com a sólida base do Pensamento Social Cristão e entende que estes pilares são universais e devem ter capilaridade em todos os segmentos da nossa sociedade.

Desde 1931, quando foi criada na Europa, a ADCE UNIAPC foi pioneira nas ações práticas referentes à Responsabilidade Social Empresarial e a parceria com o Capitalismo Consciente Brasil, mais uma vez demonstra o espírito arrojado e a liderança junto aqueles que buscam uma sociedade mais justa e solidária.

Conheça mais sobre o Capitalismo Consciente!

O que é Capitalismo Consciente?

O Capitalismo Consciente é um movimento global que se originou nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf. O estudo tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.

Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Posteriormente, com a contribuição de Mackey, o estudo evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido no Brasil como “Empresas Humanizadas”), publicado em 2007, que explana sobre como as empresas lucram a partir da paixão e propósito. Iniciava-se então o movimento Capitalismo Consciente.

Os pilares do capitalismo consciente

A prática do Capitalismo Consciente é baseada em quatro princípios:

– Propósito Maior: O propósito de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: é a causa pela qual a empresa existe.

– Cultura Consciente: Cultura consciente é a incorporação dos valores, princípios e práticas subjacentes ao tecido social de uma empresa. Ela conecta os stakeholders uns aos outros e também ao seu propósito, pessoas e processo.

– Liderança Consciente: Os líderes conscientes são responsáveis por servir ao propósito da organização, criando valor para todos os seus stakeholders e cultivando uma Cultura Consciente de confiança e cuidado.

– Orientação para Stakeholders: Um negócio deve gerar diferentes valores para todas as partes interessadas, os chamados stakeholders.