Café da Manhã ADCE SP – Projetos de Impacto Social

Café da Manhã ADCE SP – Projetos de Impacto Social
Projetos de Impacto Social foi o tema do Café da Manhã virtual da ADCE SP realizado na quinta-feira (18/08/22).

O evento contou com a participação de Mariana Roquette, gestora do programa HousingPact, organização que une e conecta diversas empresas e iniciativas com o intuito de melhorar a moradia para a população das classes C e D, visando impacto social real.

Tivemos a participação de jovens líderes que desenvolveram projetos pilotos na periferia de São Paulo, como Denis, da ArqCoop, que além de colaborar com projetos sustentáveis e de baixo custo, na periferia, é desenvolvedor de um brechó de material de construção com a proposta de solucionar problema do descarte/impacto ambiental e proporcionar acesso a bons produtos com preços acessíveis para as comunidades mais distantes do centro da cidade. Privilegia também a Associação de Moradores, uma vez que parte da venda é revertida para os mesmos.

Tess, líder de operações da PiiPee, apresentou a startup que transforma vasos sanitários em uma pequena estação de tratamento de água, com o objetivo de reduzir o impacto socioambiental e também promover economia na conta de água das residências. Tess contou sobre o piloto que fizeram com 30 famílias na periferia de São Paulo, onde acompanharam todo o processo e resultados, gerando uma economia de até 40% do consumo de água nas casas.

Hélio, da Tebas, falou sobre a como a empresa desenvolveu o projeto de banheiros e espaços de home office modulares para serem construídos com facilidade nas periferias, com custo mais baixo, fácil transporte e compactos permitindo instalação em espaços reduzidos.

Ao final das apresentações, os convidados responderam às dúvidas dos participantes e também destacaram quais são os principais desafios e necessidades que enfrentam no momento, solicitando parcerias financeiras, divulgação dos projetos, colaboração na formação de uma nova cultura e da mão de obra local.

A ADCE SP acredita na criatividade e inspiração desses jovens que pensam de forma sustentável para contribuir com a sociedade, e agradece a disponibilidade de Mariana (HousingPact), Denis (ArqCoop), Tess (Piipee) e Hélio (Tebas).

Agradecemos também nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente, Hirota Supermercados e CRESCER.

Aqui estão os contatos dos jovens que apresentaram seus projetos:

* Denis (ArqCoop): +55 11 96272-2760
* Ezequiel (Piipee): +55 54 8127-5589
* Hélio (Tebas): +55 11 97023-4065
* Mariana (HousingPact): +55 11 99688-5575